COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

  O tempo é limitado e Não possui substituto, Não possui elasticidade, Não pode ser guardado em lugar algum, Não desaparece.
De todos os recursos necessários para a produção de um bem de consumo ou serviço, o tempo é o mais reduzido e o menos disponível.

A NÃO ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO RESULTA EM :

- ESTRESSE;
- Nervosismo e tensão
- Preocupação crônica
- Uso excessivo de fumo e álcool
- Atitudes não cooperadoras
- Insônia
- Sentimentos de incapacidade
- Instabilidade emocional
- Problemas digestivos
- Pressão sanguínea elevada

RAZÕES PARA AS DIFERENÇAS NAS ORGANIZAÇÕES.

- Má formação técnica
- Salários insuficientes
- Locais de trabalho inadequados
- Violência
- Carga de trabalho muito acima de 8 horas diárias
- Falta de projeto para o futuro
 Condição socioeconômica dos empregados
- Estilo de trabalho
- Idade
- Estado civil: (Solteiro(a)/ Casado(a)/ viúvo (a).
- Nacionalidade
- Orientação sexual
- Condições de saúde
- Raça
- Religião

FATOR HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Adaptação do Homem ao Trabalho
Adaptação do Trabalho ao Homem
 Adaptação do Homem ao Homem

O gestor adota um comportamento ético quando procede de forma a obter resultados sem prejudicar as outras pessoas ou a organização. Isto implica em seguir princípios universais, como :

a) Ser honesto sempre, em qualquer situação, visto que a honestidade é o fundamento principal de uma relação de confiança e credibilidade.

b) Ter coragem para
assumir as decisões, principalmente quando for preciso agir de forma impopular.

c)
Ser tolerante e flexível com as pessoas. As soluções para os problemas organizacionais são facilmente descobertas quando há gestores que escutam seus liderados e avaliam situações sem pré-julgamentos.

d)
Ser íntegro. Trata-se de agir baseado nos seus princípios, mesmo que isto provoque prejuízos em curto prazo.
e) Ser humilde. Ouvir as ideias dos outros, repartir o sucesso com a equipe e reconhecer suas próprias falhas são algumas das ações práticas de alguém que exerce a humildade.


AÇÕES QUE PODEM SER EMPREENDIDAS PARA CRIAR UM AMBIENTE ÉTICO NA ORGANIZAÇÃO 

  1. A Distribuição de códigos de ética para seus funcionários
  2. A Promoção de  seminários, workshops e programas de treinamento para estimular o comportamento ético
  3. A Contratação de conselheiros que podem ser procurados, em muitos casos anonimamente, para dar assistência nas questões de dilemas éticos.
  4. A Criação de mecanismos de proteção para os funcionários que denunciam práticas antiéticas.
  5. É fundamental criar um clima eticamente saudável para os colaboradores. Quando se fala em sustentabilidade organizacional, um dos principais desafios é criar uma cultura na qual os colaboradores saibam tomar as melhores decisões de acordo com valores e princípios éticos, eliminando a ambiguidade em relação ao que são comportamentos certos ou errados. 


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