Qual a função do PPRA na sua empresa?
Para você entender melhor a NR-9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
De quem e a responsabilidade de arcar com as despesas do PPRA?
9.1.2 As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.
Quanto tempo o PPRA deve ficar guardado na empresa?
9.3.8.2 Os dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 (vinte) anos.
Qual a periodicidade do PPRA?
O PPRA tem validade de 1 ano, porém se durante esse ano, surgirem novos riscos no ambiente de trabalho, e também funções novas na empresa é interessante que seja reavaliado.
Quais são os 12 erros mais comuns no PPRA.
1- Não alterar (atualizar) o programa quando a empresa cria um novo setor de trabalho.
Atualização do P.P.R.A
3- Não assinar o PPRA.
4- Copiar e colar informações de PPRA encontrados na internet no documento da empresa.
É o chamado ctrl+c + ctrl+v
5- Não prestar atenção nas medições – limites legais.
6- Apenas elaborar, e não implantar as ações do PPRA.
O PPRA deve ser elaborado de acordo com a norma regulamentadora em seu subitem 9.3.1.1 da NR-09. Com isso todas as ações descritas no cronograma contida nele devem ser colocadas em práticas, onde chamamos esta parte de implantação.
7- Não fazer as avaliações ambientais (medições) necessárias.
7- Não fazer as avaliações ambientais (medições) necessárias.
As medições ambientais devem ser realizadas com aparelhos calibrados e mostrar dados reais, não os escondendo de forma alguma, para tentar burlar a Fiscalização .
8-Esconder o PPRA dos funcionários.
10- Não colocar no nome da empresa avaliada na capa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário